segunda-feira, abril 01, 2013

Gramática #2 - Alguns Verbos I

Bom, nada melhor do que termos em mente alguns verbos que serão ótimos para que, futuramente, possam entender melhor as frases que serão usadas aqui.
Vejamos, primeiramente, três deles:

  • いきます
  • たべます         (leia-os em voz alta)
  • のみます
Vou tentar usar pouco aqui o jeito de se ler os símbolos (romaji), pois, quero que aprendam, ou seja, devem se esforçar, se não lembram um, consultem as tabelas na internet. Mas seria bom começar a gramática apenas quando já souber todos os Hiragana.

Vejamos agora alguns exemplos com estes verbos:
  • わたし は がっこう に いきます eu vou à escola
  • ちち は さしみ を たべますmeu pai come sashimi
  • やまださん は ジュース を のみます Yamada-san bebe suco
(leia as sentenças em voz alta para treinas sua pronúncia)

Lembrando algumas partículas:
indica o assunto da frase (na frase pode ser substituído também por が que indica o sujeito
indica o objeto direto (pergunta-se ao verbo: o que? e quem?)
indica o objeto indireto (pergunta-se ao verbo: do que?, de que?, a quem?, de quem?, etc.) e também indica lugar.

*O VERBO, EM JAPONÊS, SEMPRE FICARÁ NO FINAL DA FRASE*

VOCABULÁRIO:
ジュース - JUUSU - Suco
ちち - CHICHI - Meu pai
わたし - WATASHI - Eu
がっこう - GAKKOU - Escola (学こう)
さしみ - SASHIMI - sashimi (comida japonesa)
さん - SAN - sufixo que indica respeito, usado com pessoas que não se tem afinidade ou deseja-se ter respeito por ela.

Daqui alguns dias, veremos mais alguns verbos para enriquecer vosso vocabulário! ;)



5 comentários:

  1. Oláa , Na frase " Meu pai come sashimi" , Não seria: わたしの ちち は さしみ を たべます, ao invés de apenas:
    ちち は さしみ を たべます ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, CHICHI é usado para designar seu pai enquanto fala dele para outra pessoa.
      CHICHI = meu pai
      OTOUSAN = pai

      Excluir
  2. Aiii, eu não consegui entender nada, sou meio burra, não que a sua explicação esteja ruim, nem nada, só que eu não conseguii entender nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade tudo não passou de algumas palavras, ou seja, vocabulário! :D

      Excluir

 
Copyright © 2013 日本語学校 - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT