sábado, junho 08, 2013

Como se diz "Eu gosto de..." em Japonês?

わたしはすしがすきではありません!
Estou lançando uma nova série de postagens, que terá como tema, frases, expressões e dúvidas que todos tiverem a respeito do Japonês.
Exemplo, eu quero saber como é X coisa na em japonês, como faço?
Simples, mande a dúvida para nihongogakkou1@gmail.com, mande uma mensagem pela página do Facebook do blog ou comente este ou outros posts desta série!

Hoje, para começar, teremos uma expressão que muitos podem usar e também é bem comum!

Imagina a situação:
Você está quieto na sua, quando uma japonês pergunta:
「すし が すき ですか。」
Você responde o quê?

Bem, isso foi somente uma introdução para que vocês entendam como vai funcionar.

A pergunta, traduzindo, seria algo como: "Gosta de sushi?". Você pode responder "sim" ou "não". E também, "gosto" ou "não gosto".

Em japonês é por aí as coisas, porém, devem, primeiramente, entender que すき é um adjetivo-na (como foi visto na aula passada) e não uma verbo. Vejamos a seguir a estrutura da frase para dizer: "Eu gosto de sushi.":

pronome (eu, você) ou substantivo + partícula + o que a pessoa gosta (normalmente substantivos) + partícula + adjetivo "suki" すき + verbo です.
Logo,
わたし + + すし + + すき + です.

Lembrando que a "fórmula" sempre será esta, nunca irá mudar. O que pode ser trocado é "quem gosta" e "o que ela gosta". Para fazer uma pergunta, apenas coloque no final da frase ao lado do verbo!

Vale lembrar que o verbo pode ser conjugado para o pretérito (でした), não-pretérito negativo (では ありません) ou pretérito negativo (では ありません でした).

DESAFIO________________________________________
Vou deixar aqui a estrutura da frase, escrevam algumas delas dizendo coisas que gostam!



  • わたし は _____ が すき です。

Eu gosto de ____.

  • あなた は _____ が すき です か。

Você gosta de ____?


Usem estas palavras:
たべもの  -  Comida
はは  -  Minha mãe
ちち  -  Meu pai
いぬ  -  Cachorro(s)
ねこ  -  Gato(s)
とり  -  Pássaro(s)
えいが  -  Filme(s)
がっこう  -  Escola [creio que poucos usarão kk']
にっぽん  -  Japão

Caso saibam outras palavras, podem usar!


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 日本語学校 - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT