quarta-feira, fevereiro 19, 2014

O Estilo Informal - O que é Okurigana?!



Olá, pessoal, estou começando a escrever a respeito do Estilo Informal da língua japonesa, eu já fiz uma postagem falando a respeito de como é o sistema de formalidades e informalidades no Japão e na língua japonesa, caso queira dar uma revisada, leia aqui.

E caso não saiba ainda como se conjugam os verbos no Estilo Formal, leia aqui antes de ver como funcionam as coisas neste post! kk'

Bem, o título do post é "O QUE É OKURIGANA?" e essa é a pergunta que faço a você, se você já sabe o que é, muito bem, leia o post se quiser. Caso não saiba, acompanhe-me nesta maravilhosa viagem pela língua japonesa! :3

Ok, vamos pegar um exemplo para ver o que é o bendito OKURIGANA. E o verbo será esse: 行きます, que é o verbo ir, conjugado no presente formal (lido IKIMASU). Certo, consegue ver que depois do kanji tem um KI? Então, esse é o okurigana. Quando se passa um verbo para o modo informal, troca-se os okuriganas que tem som de I (sejam eles, I, KI, SHI, CHI, etc) pelos okuriganas com som de U (pode ser U, KU, SU, TSU, etc.), ou seja, 行きます [IKIMASU] vai se tornar 行く [IKU]. E é assim com o GRUPO I dos verbos japoneses.

Exemplos:
かえます [KAERIMASU] かえ   [KAERU]  voltar
あらます [ARAIMASU] あら      [ARAU]  lavar
ます  [KAIMASU]    [KAU]  comprar
ます  [URIMASU]    [URU]  vender


Agora, vejamos o GRUPO II, ele é um tanto quanto diferente e pode ser um pouco complicado para entender, então, prestem muita atenção!
Vamos pegar o verbo 食べます como exemplo, o verbo comer, conjugado no presente formal (lido TABEMASU), aí você olha e vê... Cadê o bendito okurigana com som de I? Ele está ali, mas não tem som de I e sim, som de E, muitos verbos do Grupo II tem um som de E antes da conjugação. Aí você pensa: "Mas se ele tem som de E como vou colocar o final da forma informal?", simples, TODOS os verbos do Grupo II terminam com (RU), mas nem todos os verbos que terminam em RU são do Grupo II! Logo,食べます [TABEMASU] vai ficar 食べる [TABERU].

Exemplos:
   [OKIRU]   おます  [OKIMASU]  acordar
かんが [KANGAERU] かんがます  [KANGAEMASU]  pensar

Lembrando que nem sempre os verbos do Grupo II terão o okurigana com som de E! Como foi visto ali, おきる tem KI no lugar de KE, portanto, tomem cuidado!


Vamos para o último grupo, aliás, alguns chamam de Grupo III, outros apenas de verbos irregulares. "Irregulares? Vish, ferrou.", pensa você. Nem tanto, pois, só existem dois verbos irregulares em japonês e são eles o verbo fazer e o verbo vir.
É muito comum vermos verbos terminados em します, então, esse é o verbo fazer (lido SHIMASU). Já vir, é きます (lido KIMASU). Mas cadê a irregularidade deles?!

Simples, ao passá-los para a forma informal você provavelmente faria: SHIRU e KIRU, certo? Retira-se o -MASU e coloca-se RU, mas não. A forma de dicionário, ou seja, o infinitivo (ou forma informal) é する [SURU] e くる [KURU] respectivamente. O primeiro nem é tão irregular assim, já o verbo vir é bem irregular!

Os verbos derivados de KURU e SURU também são irregulares! o/

Por enquanto é isso, espero que tenham gostado!

sábado, fevereiro 15, 2014

Japão coberto de neve!

A gente aqui sofrendo com o calor, estamos derretendo (mesmo hoje estando um pouco mais fresco) e lá no Japão, quase morrendo de frio! Frio <3

Eis uma notícia para vocês se informarem mais e passarem vontade (assim como eu) de querer ir para lá e rolar na neve! :3

Aeroporto coberto de neve!

O temporal que castiga grande parte do Japão deixou neste sábado (15) nevascas recordes em Tóquio e seus arredores. Algumas localidades registraram as maiores acumulações de neve em mais de um século. 
A cidade de Kofu, situada a cerca de 100 quilômetros a oeste da capital, amanheceu com camadas de neve de mais de um metro, algo que nunca tinha acontecido desde que há 120 anos começaram a ser elaborados registros, informou a rede pública 'NHK'.
Enquanto isso, em Tóquio a neve atingiu 45 centímetros, mesmo número do temporal de há uma semana e o maior em 45 anos. 
As fortes nevascas desta semana na faixa ocidental do Japão provocaram acidentes de trânsito que causaram ao menos dois mortos e cerca de 540 feridos, segundo a agência EFE. A maioria foi vítima de acidentes de estrada. 
Nos últimos dias a neve causou mais de 200 acidentes de trânsito em três das quatro principais ilhas do país - Kyushu, Shikoku e Honshu - que por enquanto deixaram duas vítimas fatais, segundo a 'NHK'. 
Os meteorologistas japoneses preveem que as nevascas continuem até este domingo em algumas áreas do centro e nordeste do Japão. 
PrevisãoNo caso de Tóquio, espera-se que a neve comece a derreter neste sábado, com a previsão de temperaturas de até 10ºC. Mais ao norte, as precipitações devem continuar no sábado. Na cidade de Fukushima (a 70 km da central nuclear homônima), o manto de neve era de pelo menos 36 cm de espessura, e de 29 cm na cidade costeira de Sendai.
Fonte: G1
 
Copyright © 2013 日本語学校 - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT