Olá pessoal!
Estamos terminando mais um ano.
Esse será o penúltimo post do blog, acho que o próximo será lá pelo dia 27 ou 28, depois disso vou viajar e rever parentes, festejar e me divertir, assim como vocês também devem fazer o mesmo! o/
Dois kadomatsu |
Nada melhor do que terminar as postagens deste ano falando de como é Ano-novo lá no País do Sol Nascente.
Lá eles chamam o Ano-novo de お正月 (OSHOUGATSU), diferentemente daqui, eles não ficam soltando fogos. Desconheço se têm festas, mas fogos eles soltam poucos! De acordo com um matéria que vi no site Jual Fique Por Dentro de Tudo, há uma pequena queima de fogos em Odaiba, Tóquio, mas é bem discreta.
Também já vi um vídeo de uma garota, não lembro quem era que gravou um vídeo de como era à meia-noite do dia 31... Sem fogos, nem nada, só uma mulher gritando! xD Nessa parte prefiro aqui no Brasil, adoro fogos e festejar com os parentes! o/
Antes do Nno-novo, alguns dias antes, se não me engano, os japoneses tem o costume de limpar tudo na casa, empresa, escritório, escolas, etc. Eles retiram tudo, limpam e põe as coisas de volta. Isso para tirar as coisas do ano velho e deixar entrar as coisas boas para o ano que vem vindo. Esse é o 大掃除 (OOSOUJI).
Para relembrar os 108 pecados que um homem pode cometer (de acordo com o budismo), os templos dão 108 badaladas no dia 31 de dezembro ecoando pela cidade inteira!
Como ninguém trabalha durante o Oshougatsu, as donas de casa têm que preparar a comida para a família alguns dias antes para que nos dias especiais não falte comida! É o Joya no Kane.
Um okagamimochi |
De acordo com uma lenda, o deus Toshigami visita as pessoas durante essa data especial, por isso, é feito o Okagamimochi, um altar onde tem mochis (bolinhos feitos de massa de arroz), um sobre o outro e no topo uma laranja chamada de daidai. É decorado com folhas parecidas com as de um pinheiro e papéis. É oferecido aos deuses xintoístas e budistas.
Feito pelo chefe da casa ou pelo primogênito, enfeites de papel japonês, chamados de washi, enfeitam a casa. De acordo com a lenda, se uma mulher fizer, a deusa Amaterasu pode sentir ciúmes.
Algo meio que obrigatório, é passar no Ano-novo num templo, algumas pessoas passam a virada lá.
Também é comum colocar um Kadomatsu, um amontoado de coisas. Tem hastes de bambu, alguns galhos de pinheiro e galhos de ameixeira. Eles representam a persistência, a longevidade e a prosperidade, são colocados na frente da casa para atrair os bons espíritos e deuses.
Um shimekazari |
Para afastar os maus espíritos, coloca-se um tipo de guirlanda nas portas ou por perto. O Shimekazari é feito de palha grossa com papéis brancos, adornado com ramos de laranja, pedaços de alga marinha e folhas de samambaia.